Escolha o seu PaísEscolha o seu País
Portugal - Habitação

COMO CONSERVAR O SEU PAVIMENTO

Todos os nossos pavimentos são concebidos para serem desfrutados. A inovação técnica e os tratamentos de superfície facilitam a sua conservação, mas com um pouco de cuidado e atenção manterão a boa aparência e uma maior durabilidade.

 

Os acabamentos finais
Após terminar a instalação do pavimento apenas necessita de efectuar uma limpeza final antes de começar a introduzir o mobiliário.  Para o vinil, isto significa uma passagem com um pano húmido, água quente e um detergente natural. Para os laminados e a madeira, varra quaisquer restos de sujidade ou poeiras e passe um pano seco para remover o que restar. Está pronto para se mudar.

 

Uma limpeza geral
Para a maioria de nós existe sempre a tentação de deixar a limpeza do pavimento até quando for realmente necessário.  No entanto, quanto mais tempo deixar a sujidade e as manchas do dia-a-dia, serão mais difíceis de remover. Portanto, uma limpeza regular rápida dá menos trabalho e é mais eficiente do que uma mensal e manterá os seus pavimentos com boa aparência e uma maior durabilidade.

Vinil
Mantenha o pavimento em boas condições ao varrer com uma escova suave ou ao aspirar e efectuando uma limpeza regular com água e um detergente neutro.

Laminados
Aspire ou limpe com uma esfregona seca. O ideal seria limpar o pavimento a cada duas semanas com uma esfregona húmida (não molhada) pulverizada com uma solução de limpeza de laminados. Termine com uma passagem rápida com uma esfregona ou pano seco.

Madeira
Uma passagem com um pano de polimento ou varrer com uma vassoura é tudo o que necessita para manter o pavimento com boa aparência. Periodicamente limpe com um pano húmido (nunca molhado) e um dos nossos produtos da vasta gama de limpeza de madeira. O nosso Bioclean é uma excelente opção com características ecológicas.

 

Manchas
Ao contrário de alguns tipos de revestimentos, como carpete, o tratamento de superfície nos nossos pavimentos previne gotas e manchas. Não serão danificados se entornar bebidas, comida, tinta, etc., mas, apesar disso, é sempre melhor limpar logo que possível.  Utilize um pano seco e o agente de limpeza recomendado. Leia sempre as instruções do fabricante antes de utilizar as soluções de limpeza e nunca pulverize-os directamente sobre o pavimento.

 

Riscos, folgas e fendas na madeira

Após períodos alargados de desgaste, mesmo os vernizes fortes nos nossos pavimentos de madeira poderão apresentar riscos. O Refresher de verniz Tarkett irá rapidamente renovar o brilho do seu pavimento.

Uma pavimento bastante riscado pode ser recuperado ao afagá-lo levemente e aplicando uma nova camada de verniz.

Caso apareçam fendas ou folgas, podem ser preenchidas com mástique da Tarkett ou barras de cera para as folgas maiores. Estes produtos, que são fáceis de aplicar, estão disponíveis numa variedade de cores para combinar com o pavimento.

 

Os produtos correctos
Por vezes, o pavimento necessitará de uma limpeza mais exaustiva. Apenas deve utilizar os produtos de limpeza especificamente concebidos para vinil, laminado e madeira e seguir sempre as instruções do recipiente.  O mais importante é nunca "afogar" o pavimento - utilize um pano, uma esfregona ou esponja húmido, nunca molhado. 

 

Dicas fáceis
 

  • Utilize um capacho na entrada para que a sujidade não seja trazida para dentro do seu lar. 
  • Uma protecção de feltro ou plástico na parte de baixo das pernas de mobiliário evitará indentações, riscos e marcas.
  • Eleve ao em vez de deslizar o mobiliário pesado para movê-lo.
  • Nunca pulverize produtos de limpeza directamente no pavimento.
  • Não utilize verniz ou cera.

 

Instruções incluídas
Fornecemos instruções completas com todos os nossos produtos. Pode também transferir mais informação de cada página do produto ou do nosso centro de documentos.