Escolha o seu PaísEscolha o seu País
Portugal - Habitação

COMO INSTALAR UM PAVIMENTO TARKETT

Os produtos e as técnicas da Tarkett tornaram mais fácil a instalação de um novo pavimento. Existem algumas formas simples de assegurar que obtém os melhores resultados. 

Não tenha pressa
Instalar um novo pavimento nunca foi tão fácil quer escolha madeira, laminados ou vinil. Todos os nossos pavimentos são concebidos para uma instalação fácil, mas como em todos os projectos, necessita dispensar algum tempo para obter melhores resultados.  Apenas com algum tempo adicional dispensado na preparação e finalização do seu projecto será um prazer e não uma tarefa.

Antes de iniciar - A sua lista de verificação

  • O espaço é rectangular ou quadrado, um corredor ou uma entrada? Decida qual a direcção em que vai instalar o pavimento.
  • Tem uma quantidade suficiente do pavimento escolhido para cobrir a área?
  • Teve em conta o desperdício provocado por extremidades e cantos irregulares?
  • Certifique-se de que a temperatura e os níveis de humidade estão normais (geralmente, acima de 18° C com a humidade relativa entre 40%-70%). A madeira, em particular, necessita de níveis moderados de ambos (30%-60% de humidade relativa).
  • Certifique-se de que o subpiso está limpo e seco.
  • Armazene o pavimento fechado na divisão durante 24 a 48 horas antes de o utilizar para que possa aclimatar-se às condições ambientais.
  • Não necessita de ferramentas elaboradas para instalar um dos nossos pavimentos, mas necessitará de uma faca afiada para o vinil ou uma serra para a madeira e os laminados.

A preparação
Quer esteja a instalar vinil, laminados ou madeira, o subpiso deve estar nivelado, firme e seco. Aspire a superfície cuidadosamente para que esteja totalmente limpa e livre de resíduos.

O laminado e a madeira podem ser instalados sobre:

Betão –
Caso seja novo, deixe secar pelo menos 90 dias.  Tem de utilizar uma protecção contra a entrada de vapor e poderia também incluir uma subcamada acústica ou um produto vapor/acústico combinado.

Madeira –
Tem de estar adequadamente ventilada e os painéis soltos pregados ou aparafusados para que não se movam.  Não instale uma protecção contra a entrada de vapor.

Carpete –
Apenas de agulhas curtas colada directamente a um subpiso de madeira. Não utilize uma subcamada.

Mosaico -
Apenas uma camada espessa e sem quaisquer mosaicos soltos, fendas ou outros danos.

O vinil pode ser instalado sobre:
Qualquer superfície, mas deve :

Limpar cuidadosamente -
remover quaisquer vestígios de tinta, óleo, cera, verniz ou solventes.

Alisar - remover ou afagar quaisquer protuberâncias como cabeças de pregos ou irregularidades da superfície. 

Reparar -
verificar a existência de orifícios ou fendas e repará-las. Se utilizar um enchimento de qualquer tipo, deixe-o secar completamente antes do pavimento ser instalado.

Em linha recta
Seja qual for a direcção em que instalar o seu pavimento, para um acabamento verdadeiramente profissional deve evitar painéis ou folhas que estão tortos ou inclinados na divisão. Certifique-se de que a primeira linha está absolutamente recta de parede a parede - desenhar uma linha a lápis ajudará - e vá verificando à medida que avança.

Folgas
Tal como os produtos naturais, os pavimentos de laminado e madeira irão expandir e encolher conforme a alteração de temperatura e humidade. É importante deixar uma folga de expansão à volta do perímetro da divisão para que o pavimento tenha espaço para se mover.  Isto significa que deve começar a primeira fila de painéis pelo menos de 8 mm a 10 mm da parede. Geralmente, um rodapé ou uma moldura cobrem esta folga quando o pavimento tiver terminado.

Atenção, preparar, partida!

Laminados
O T-Lock e os novos sistemas 2-Lock tornam muito fácil instalar os nossos pavimentos de laminado - em particular, o 2-Lock que torna o processo mais rápido do que nunca. Simplesmente encaixam sem a necessidade de cola, pregos ou ferramentas elaboradas. Verifique quantas filas necessita - pode instalar os painéis folgadamente ao longo da divisão - e certifique-se de que a última fila não estará muito estreita para ser fácil cortar (menos de 50 mm).  Se estiver, corte a primeira fila para que possa adicionar uma largura extra à última. O resultado será mais forte e uma aparência melhor.

Madeira
Os nossos pavimentos de madeira vêm em três tipos de sistema de fixação – Ultraloc, T-lock e o novo 2-Lock. Estes sistemas fixam os painéis próximos para que encaixem perfeitamente sem folgas ou extremidades irregulares.  São também muito rápidos e fáceis de utilizar - em particular o 2-Lock que torna o processo mais rápido do que nunca.  Verifique quantas filas necessita - pode instalar os painéis folgadamente ao longo da divisão - e certifique-se de que a última fila não estará muito estreita para ser fácil cortar (menos de 50 mm).  Se estiver, corte a primeira fila para que possa adicionar uma largura extra à última. O resultado será mais forte e uma aparência melhor.

Obter o melhor de painéis de madeira ou laminado

Os painéis podem ser instalados na direcção que desejar, mas pode tirar o máximo proveito da sua aparência e desempenho ao instalá-los:

  • Longitudinalmente para divisões rectangulares e corredores
  • Em direcção à luz em divisões quadradas

Vinil
Pode escolher de entre uma selecção de diferentes pavimentos de vinil dos nossos produtos inovadores ‘Floor in a box’ e ‘Starfloor’, a formatos de folha mais tradicionais.  
O Floor in a Box e o Starfloor têm um reforço auto-adesivo e podem ser simplesmente encaixados no seu devido lugar e recortados com uma faca afiada à volta das paredes.  Pode reposicionar os produtos até obter um encaixe perfeito.

O TarkoSpray, o nosso adesivo aerossol revolucionário, tornou mais fácil instalar outros tipos de pavimento de vinil. Simplesmente pulverize a cola directamente no pavimento e desenrole o vinil em cima do mesmo.  Como com os nossos produtos auto-adesivos, pode reposicionar o pavimento até ter um encaixe perfeito.

Instruções incluídas
Fornecemos instruções completas com todos os nossos produtos. Pode também transferir mais informação de cada página do produto ou do nosso centro de documentos.