AS NOSSAS CERTIFICAÇÕES
AS NOSSAS CERTIFICAÇÕES

Trabalhamos para o design ecológico com bons materiais.

Começa com os ingredientes que constituem o nosso pavimento. Desde 2011, trabalhamos com o instituto científico EPEA para aplicar os princípios Cradle to Cradle® (C2C) em todas as nossas atividades. Avaliamos milhares de ingredientes para entender o seu impacto na nossa saúde e no planeta e continuamente a procurar melhorar os nossos produtos com novas formulações e ingredientes alternativos.

PRINCÍPIOS DA ECONOMIA CIRCULAR CRADLE TO CRADLE

De acordo com os princípios Cradle to Cradle® e economia circular, os produtos devem servir como ingredientes nos novos processos de fabrico ou como nutrientes no ciclo biológico no fim do seu tempo de vida útil.

 

A certificação Cradle to Cradle® tem por base 5 critérios:

  • saúde material,
  • reutilização do material,
  • energia renovável e gestão do carbono,
  • administração da água,
  • justiça social.

 

A certificação analisa os ingredientes químicos utilizados na formulação do produto. Avalia os efeitos na saúde humana e no meio ambiente, considerando o risco de exposição na aplicação do pavimento, bem como a sua capacidade em ser reciclado/transformado em composto. A certificação Cradle to Cradle® ajuda a Tarkett na otimização contínua dos seus produtos e o sistema de certificação permite identificar as oportunidades de melhoria.

 

A Tarkett é pioneira em design sustentável e agora tem vários produtos com certificação Cradle to Cradle Bronze, Silver ou até mesmo Gold. A Tarkett apresenta produtos certificados em quase todas as categorias de produtos, desde pavimentos resilientes heterogéneos a pavimentos de madeira, incluindo linóleo, alcatifa e pavimentos homogéneos. Mesmo os produtos não certificados são avaliados de acordo com a metodologia Cradle to Cradle, no que se refere ao material, ao meio ambiente e à saúde humana.

PAVIMENTOS DE MADEIRA: CERTIFICAÇÃO CRADLE TO CRADLE® SILVER

A Tarkett recebeu o Certificado Cradle to Cradle® Silver pelas suas coleções de pavimentos multicamadas em parquet, Epoque, Tango, Salsa, Rumba e Professional, fabricadas na Suécia e na Polónia. A Tarkett é o primeiro produtor de pavimentos de madeira na Europa com produtos certificados Cradle to Cradle®.

 

A certificação Cradle to Cradle avalia critérios como o conteúdo, a reutilização de material e a produção ambientalmente responsável em áreas como a geração de energia e a administração da água. Em termos de critérios de energia e água, o desempenho da Tarkett foi avaliado no nível ouro.

PAVIMENTOS DE LINÓLEO: CERTIFICAÇÃO CRADLE TO CRADLE® BRONZE, SILVER E GOLD

O linóleo da Tarkett é o primeiro do mundo a receber a certificação Cradle to Cradle® pela sua abordagem sustentável. Feito a partir materiais naturais, como o óleo de linhaça, a resina de pinheiro, a juta, a farinha de madeira e a cortiça, e 100% reciclável, o linóleo é o derradeiro produto natural e renovável. A gama de linóleo compacta teve a certificação Cradle to Cradle® Silver em 2011 e manteve o nível de prata até hoje, o que significa que todos os ingredientes utilizados para fabricar pavimentos de linóleo foram identificados e avaliados positivamente.

 

Para obter esta certificação, o processo de fabrico tem de cumprir vários requisitos, a utilização de energia e de água teve de ser caracterizada e tomaram-se medidas para seguir as diretrizes de administração de água estabelecidas pela certificação Cradle to Cradle®. Em Narni, Itália, local de fabrico do linóleo, foi montada uma instalação de circuito fechado para reutilizar a água utilizada no processo de arrefecimento e foi assumido o compromisso de aumentar a utilização de energia renovável e compensar as emissões de CO2. Seguindo o compromisso da Tarkett com a sustentabilidade e o design ecológico, as coleções de pavimentos de linóleo agora também apresentam produtos com certificação Cradle to Cradle® Gold para as linhas Veneto Essenza 100% linho e para as novas coleções Originale Essenza.

 

A última inovação na gama de linóleo é o LinoWall, o primeiro e único revestimento de parede em linóleo aprovado, com certificação Cradle to Cradle® Silver.

COLEÇÃO PAVIMENTO VINÍLICO IQ ONE: CERTIFICAÇÃO CRADLE TO CRADLE® GOLD

O iQ One é a nova geração de pavimentos homogéneos sem PVC e com um equilíbrio perfeito entre estética, flexibilidade e resistência. O iQ One beneficia de uma fórmula única de pavimento termoplástico homogéneo, sem PVC nem plastificantes, e apresenta os mesmos benefícios exclusivos que fizeram do iQ um nome reconhecido durante décadas. É ideal para áreas de tráfego intenso com requisitos específicos, como áreas públicas, instalações de educação e do segmento da saúde. A sua excelente flexibilidade facilita a instalação e o corte. É o primeiro pavimento homogéneo com certificação Cradle® Gold do mundo, confirmando o papel pioneiro da Tarkett em termos de sustentabilidade.

ALCATIFA: Base do mosaico de alcatifa DESSO EcoBase®: Certificação Cradle to Cradle Gold

Feito com materiais 100% definidos positivamente, a base do mosaico de alcatifa DESSO EcoBase da Tarkett obteve a certificação Cradle to Cradle Gold, com o nível Cradle to Cradle Platinum para a saúde do material. Contém cerca de 75% de conteúdo reciclado (calcário transformado) * e é produzido em fábricas alimentadas exclusivamente a eletricidade renovável. A base pode ser separada da alcatifa e reciclada com segurança na linha de produção da Tarkett construída para esse fim específico. Reciclar mosaicos de alcatifa com base EcoBase gera uma poupança de CO2 até 20% por ciclo de produto em comparação com a cogeração de EcoBase na indústria de cimento. Todas as alcatifas DESSO podem ser equipadas com a base EcoBase, enquanto a nossa gama AirMaster com certificação Cradle to Cradle Silver, que comprovadamente ajuda a "retirar do ar" os pós finos, vem equipada com EcoBase standard.

 

 *Um mosaico com base EcoBase contém até 89% de conteúdo reciclado ou renovável sem comprometer a saúde ou o desempenho do material.