Como instalar o seu pavimento de madeira e laminado

Como instalar o seu pavimento de madeira e laminado

Com o novo sistema de encaixe 2-Lock, a madeira e o pavimento laminado tornaram-se muito fáceis de instalar, com apenas algumas ferramentas necessárias:

• Serra circular
• Lápis
• Fita métrica
• Aspirador de pó

1º Passo - Prepare a sua base

Para garantir uma instalação fácil, é importante preparar a base na qual colocará seu pavimento. Por ser uma instalação de madeira e laminado podem ser instalados sobre um pavimento já existente, como:

• PVC ou linóleo
• Madeira colada
• Azulejos
• Alcatifa

Também pode ser colocado sobre um pavimento radiante.

O mais importante é ter uma base seca, homogénea e limpa. Nivele todas as irregularidades e use sempre uma espuma. Podem ser utilizados diferentes tipos de sub-base; Por exemplo, em substratos de cimento com um nível de humidade mais alto, pode ser instalada a espuma soundblock com manga plástica. 

2º Passo - Prepare o seu pavimento

É importante permitir que o pavimento se ajuste à temperatura do espaço em que será instalado coloque as embalagens seladas no espaço por um período mínimo de 48 horas antes da instalação.

3º Passo - Instale o seu pavimento

PLANEAR A INSTALAÇÃO

Como regra geral, as réguas são instaladas em direção a fonte de luz principal. Se o espaço é estreita, como um corredor, as réguas devem correr ao longo do comprimento do espaço, independentemente da direção da luz.

Depois de medir o seu espaço e ter em conta uma folga de dilatação de 8-10 mm em toda a divisão, certifique-se de que toda a última linha será mais larga do que 5cm e que a régua no final de cada fila será maior que 30cm ( 50cm para réguas longas).

Sugestão: se estiver a utilizar uma serra de mão, corte sempre as tábuas viradas para baixo, para não danificar a parte visível. Para uma serra, geralmente é o oposto, mas dependerá do tipo de lâmina que está a usar.

Recomendação: Ao instalar a madeira em espaços muito grandes (10 m de comprimento ou largura) ou em espaços de comunicação onde as transições de expansão não podem ser usadas, uma instalação colada reduzirá o risco de levantamento de topos ou empenamento.

INSTALAR O PAVIMENTO

Abra várias caixas de réguas e ordene-as para uma instalação harmoniosa:

• A madeira é um produto natural e todas as réguas são diferentes, portanto, certifique-se de que as tábuas com nós e as variações de cor naturais estejam uniformemente distribuídas pela sala.

• O laminado tem um design impresso repetido a cada 10 réguas (o número varia dependendo do produtor e do intervalo), precisa evitar ter duas réguas similares lado a lado

Instale a primeira linha ao longo de uma parede e lembre-se de usar espaçadores ao redor do espaço para permitir uma abertura de dilatação. Os pavimentos de madeira e laminados (que são 80% de madeira) movem-se com as variações de temperatura e humidade no espaço - sem uma folga de dilatação, podem dobrar.

TERMINAR

Uma vez que todas as réguas tenham sido instaladas, remova os espaçadores e instale os rodapés que cobrirão as aberturas de dilatação e adicionarão elegância ao seu interior.

Resumindo: é fácil instalar pavimentos de madeira e laminados! Aqui estão as cinco coisas que se deve de lembrar:

  1. A base deve ser plana, limpa e seca
  2. Não se apresse - o pavimento deve estabilizar durante um período de 48 horas
  3. Planear com antecedência a sua instalação para evitar surpresas
  4. Não se esqueça da folga de dilatação
  5. Não se esqueça dos rodapés correspondentes

 

Se está pronto para instalar o seu pavimento, vá ao nosso centro de documentação para fazer o download das instruções de instalação completas e apropriadas e assista ao nosso vídeo de instalação!