Hoje em dia, as pessoas passam a maioria do seu tempo em ambientes fechados. É por isso que estamos a projetar para a vida - para o ajudar a criar espaços mais saudáveis e amigáveis para as pessoas.

Estamos a desenvolver produtos sustentáveis e de qualidade elevada. Em particular, ao melhorar de forma contínua as credenciais de saúde e meio ambiente dos nossos produtos, esforçamo-nos para selecionar materiais que possam ser recuperados, reciclados e transformados em novos produtos.

E estamos empenhados em ser embaixadores responsáveis do capital natural, ao ajudar a poupar os recursos naturais, a atenuar as mudanças climáticas e a preservar as fontes de água do nosso planeta.

Espaços à medida das pessoas

Num contexto de crescente urbanização, o ambiente construído está a tornar-se cada vez mais proeminente. A Tarkett está empenhada em desenvolver soluções que contribuam para a qualidade de vida e para o bem-estar nos espaços interiores. Isto é particularmente importante quando se considera que passamos 90% do nosso tempo em espaços interiores.

Qualidade do ar em espaços interiores: A Tarkett apresenta produtos com emissões VOC que são 10 a 100 vezes melhores do que os padrões mais rigorosos. 96% dos nossos pavimentos têm VOC reduzido.

Componentes saudáveis: Desde 2010, a Tarkett tem desenvolvido proativamente alternativas aos ftalatos, ao investir consideravelmente em P&D. Atualmente, todos os produtos vinílicos da Tarkett fabricados na EMEA são quase 100% isentos de ftalatos.

Avaliação integral: 96% dos materiais utilizados nos nossos produtos são continuamente avaliados por terceiros, de acordo com os critérios Cradle to Cradle®. O nosso objetivo são os 100% até 2020. A Tarkett otimiza a seleção de materiais de acordo com a estrutura de avaliação Cradle to Cradle®. O iQ One, a base dos mosaicos de alcatifa Desso Ecobase®, o Originale Linoleum e o iD Revolution, atingem o nível de certificação Cradle to Cradle® Gold.

Instalação fácil e manutenção de baixo custo: Ao projetarmos os nossos produtos de forma ecológica, também temos em conta os principais benefícios de sustentabilidade ao longo da vida dos nossos produtos:

 

- Instalação e remoção fácil

- Manutenção fácil e sustentável

Preservar o capital natural

As plantas, florestas, água, rochas e solos que nos fornecem os produtos e serviços vitais de que precisamos para sobreviver, incluindo ar limpo, água, comida, energia e lugares para viver.

Preservar o capital natural significa agir como administradores responsáveis pelos produtos e serviços da natureza, substituindo os combustíveis fósseis por energias renováveis, tomar medidas climáticas e reutilizar materiais para proteger os preciosos recursos naturais.

Hoje em dia, 71% das nossas matérias-primas são recicladas, rapidamente renováveis ou estão disponíveis em abundância na natureza. Até 2020, pretendemos alcançar os 75%.

Na Europa, mais de 60% da nossa madeira é certificada pelo FSC® (Conselho de Gestão Florestal) ou pelo PEFC (Programa para Reconhecimento de Certificação Florestal).

Atualmente, 67% dos locais de produção estão equipados com circuitos de água de ciclo fechado ou não consomem água. Até 2020, a Tarkett pretende alcançar os 100%.

Até 2020, reduziremos em 20% as nossas emissões de gases de efeito estufa nos nossos locais de produção, em comparação com 2010 (em CO2 equivalente por metro quadrado de produto produzido). Fazemos isto através de medidas de eficiência energética, bem como do fornecimento de eletricidade verde ou de produção local.

Os painéis solares estão instalados nas instalações de alcatifa em Dendermonde (Bélgica) e em Goirle e Waalwijk (Holanda), bem como no telhado de um dos nossos principais edifícios de escritórios do nosso local de linóleo em Narni (Itália).